Qual a importância dos backups?

Para percebermos a importância dos backups temos primeiramente de saber o que são. Os backups (cópias de segurança em português) são isso mesmo que o nome indica, cópias de segurança, ou seja, todos os seus dados são copiados para locais externos escolhidos por si (disco externo, cloud, nas, etc) para que, em caso de perda dos dados originais possam ser facilmente recuperados. Os backups são muito valorizados por quem já perdeu dados importantes, isso foi notório no topo dos ataques ransomware, empresas tiveram de pagar milhares de euros para não perder os seus dados, algo evitável se tivessem os seus backups em dia.

Para facilitar o seu trabalho nós recomendamos o Macrium Reflect – o software perfeito para o ajudar com as suas cópias de segurança. Contacte-nos para obter a solução ajustada às suas necessidades.

Mas afinal porque é assim tão importante ter um backup dos seus dados?

A resposta é muito simples, imagine poder ter um backup da sua carteira, ou seja, perdia a carteira e numa questão de minutos podia recuperar o seu cartão de cidadão, carta de condução, dinheiro, etc. Os dados informáticos têm a mesma importância não só a nível empresarial como pessoal. Podemos pensar que nunca vamos perder os dados porque temos cuidado na utilização e não apagamos nada sem querer, mas os dados não se perdem só por má utilização, como já referido podemos perder os dados por ataques ransomware(fica muito dispendioso para os recuperar), podemos perder o computador (portátil), roubarem-nos o computador ou mesmo uma avaria no computador que não permita a recuperação.