Achámos interessante partilhar este guia “passo-a-passo” utilizado pela Kaspersky para remover Ad-ware por estar bastante completo.
O que é um Adware? (Fonte avg.com)
“Adware é provavelmente o tipo de malware que todos reconhecem quando veem. Difícil não reconhecer quando tudo está na sua cara. Adware significa “advertising malware” (malware de publicidade, em inglês) e é isso que ele faz: apresenta publicidade indesejada usando métodos invasivos e, às vezes, perigosos.”
Siga os passos – Guia para remover Ad-ware :
%USERPROFILE%AppDataLocalTemp
%SystemRoot%Temp (Todos os sistemas operativos)
Para localizar estas pastas, basta copiar e colar o caminho da pasta na barra de endereços do Windows Explorer (ou no campo de pesquisa com uma lupa) e premir ENTER.
Caso não seja possível eliminar determinados ficheiros, deixe-os ficar.
- Internet Explorer -> clique em Ferramentas -> clique em Opções da Internet -> clique em Avançadas -> clique em Repor -> reponha as definições do Internet Explorer -> feche o IE.
- Google Chrome -> clique em Definições -> clique em Definições à esquerda -> em “no arranque” clique em “definir páginas” -> elimine as páginas definidas -> clique em ok. Permaneça em definições, clique em “Gerir motores de pesquisa” -> remova todos os motores de pesquisa excepto o Google -> clique em ok -> feche o Chrome.
- Mozilla Firefox -> clique em “Firefox” -> “Ajuda” -> “Informação de resolução de problemas” -> “Repor o Firefox” -> “Concluir”. Em seguida, aceda a “Ferramentas” -> “Definições” e certifique-se de que elimina todos os motores de pesquisa e páginas de início indesejados.
Para localizar esta pasta, basta copiar e colar o caminho da pasta na barra de endereços do Windows Explorer (ou no campo de pesquisa com uma lupa) e premir ENTER.
(Para o Windows 8.1 e 10: Clique-direito do rato no botão com logótipo do Windows – “Linha de Comandos (Administrador)”)
(Para o Windows XP, Vista e 7): Aceda a “Iniciar” – “Executar” – introduza cmd e prima a combinação de teclas Ctrl+Shift+Enter para iniciar a linha de comandos como administrador.)
Execute um a um os seguintes comandos:
Importante: Caso as definições da sua rede tenham sido configuradas manualmente (por exemplo redes de escritório), por favor faça uma cópia de segurança das mesmas, porque poderá ser necessário configurar a rede novamente após executar os comandos abaixo indicados.
route –f (existe um espaço entre route e –f)
ipconfig /flushdns (existe um espaço entre ipconfig e /flushdns)
netsh winsock reset (espaços entre palavras)
netsh int ip reset all (espaços entre palavras)
Para executar um comando, introduza-o cada alínea na janela da linha de comandos (sem esquecer os ESPAÇOS) e prima
ENTER.
Caso apenas um navegador em particular seja afectado, efetue e envie uma captura de ecrã da lista de suplementos instalados (suplementos, plug-ins, extensões). Se necessário, o manual “Como tirar uma captura de ecrã?” encontra-se disponível aqui: https://support.microsoft.com/pt-pt/instantanswers/671b2932-1274-452a-905b-f7ed3c7d8818/open-snipping-tool-and-take-a-screenshot
em alternativa, tente iniciar os navegadores em questão através do menu iniciar ou executando directamente os ficheiros *.exe.
- Internet Explorer -> clique em Ferramentas -> clique em Opções da Internet -> clique em Avançadas -> clique em Repor -> reponha as definições do Internet Explorer -> feche o IE.
- Google Chrome -> clique em Definições -> clique em Definições à esquerda -> em “no arranque” clique em “definir páginas” -> elimine as páginas definidas -> clique em ok. Permaneça em definições, clique em “Gerir motores de pesquisa” -> remova todos os motores de pesquisa excepto o Google -> clique em ok -> feche o Chrome.
- Mozilla Firefox -> clique em “Firefox” -> “Ajuda” -> “Informação de resolução de problemas” -> “Repor o Firefox” -> “Concluir”. Em seguida, aceda a “Ferramentas” -> “Definições” e certifique-se de que elimina todos os motores de pesquisa e páginas de início indesejados.