Achámos interessante partilhar este guia “passo-a-passo” utilizado pela Kaspersky para remover Ad-ware por estar bastante completo.

O que é um Adware? (Fonte avg.com)

“Adware é provavelmente o tipo de malware que todos reconhecem quando veem. Difícil não reconhecer quando tudo está na sua cara. Adware significa “advertising malware” (malware de publicidade, em inglês) e é isso que ele faz: apresenta publicidade indesejada usando métodos invasivos e, às vezes, perigosos.”

Siga os passos – Guia para remover Ad-ware :

%USERPROFILE%AppDataLocalTemp

%SystemRoot%Temp (Todos os sistemas operativos)

Para localizar estas pastas, basta copiar e colar o caminho da pasta na barra de endereços do Windows Explorer (ou no campo de pesquisa com uma lupa) e premir ENTER.

Caso não seja possível eliminar determinados ficheiros, deixe-os ficar.

  • Internet Explorer -> clique em Ferramentas -> clique em Opções da Internet -> clique em Avançadas -> clique em Repor -> reponha as definições do Internet Explorer -> feche o IE.
  • Google Chrome -> clique em Definições -> clique em Definições à esquerda -> em “no arranque” clique em “definir páginas” -> elimine as páginas definidas -> clique em ok. Permaneça em definições, clique em “Gerir motores de pesquisa” -> remova todos os motores de pesquisa excepto o Google -> clique em ok -> feche o Chrome.
  • Mozilla Firefox -> clique em “Firefox” -> “Ajuda” -> “Informação de resolução de problemas” -> “Repor o Firefox” -> “Concluir”. Em seguida, aceda a “Ferramentas” -> “Definições” e certifique-se de que elimina todos os motores de pesquisa e páginas de início indesejados.

Para localizar esta pasta, basta copiar e colar o caminho da pasta na barra de endereços do Windows Explorer (ou no campo de pesquisa com uma lupa) e premir ENTER.

  • Clique AQUI para transferir a ferramenta AVZ
  • Guarde-a no ambiente de trabalho;
  • Extraia o arquivo;
  • Execute Avz.exe
  • Clique em «File» -> «System Restore», marque as caixas 2 – 3 – 4 – 13 – 14 – 15 – 20 – 21 – 22 e execute o script ao clicar em «Run».

(Para o Windows 8.1 e 10: Clique-direito do rato no botão com logótipo do Windows – “Linha de Comandos (Administrador)”)

(Para o Windows XP, Vista e 7): Aceda a “Iniciar” – “Executar” – introduza cmd e prima a combinação de teclas Ctrl+Shift+Enter para iniciar a linha de comandos como administrador.)

Execute um a um os seguintes comandos:

Importante: Caso as definições da sua rede tenham sido configuradas manualmente (por exemplo redes de escritório), por favor faça uma cópia de segurança das mesmas, porque poderá ser necessário configurar a rede novamente após executar os comandos abaixo indicados.

route –f (existe um espaço entre route e –f)
ipconfig /flushdns (existe um espaço entre ipconfig e /flushdns)
netsh winsock reset (espaços entre palavras)
netsh int ip reset all (espaços entre palavras)
Para executar um comando, introduza-o cada alínea na janela da linha de comandos (sem esquecer os ESPAÇOS) e prima ENTER.

Caso apenas um navegador em particular seja afectado, efetue e envie uma captura de ecrã da lista de suplementos instalados (suplementos, plug-ins, extensões). Se necessário, o manual “Como tirar uma captura de ecrã?” encontra-se disponível aqui: https://support.microsoft.com/pt-pt/instantanswers/671b2932-1274-452a-905b-f7ed3c7d8818/open-snipping-tool-and-take-a-screenshot

em alternativa, tente iniciar os navegadores em questão através do menu iniciar ou executando directamente os ficheiros *.exe.

  • Internet Explorer -> clique em Ferramentas -> clique em Opções da Internet -> clique em Avançadas -> clique em Repor -> reponha as definições do Internet Explorer -> feche o IE.
  • Google Chrome -> clique em Definições -> clique em Definições à esquerda -> em “no arranque” clique em “definir páginas” -> elimine as páginas definidas -> clique em ok. Permaneça em definições, clique em “Gerir motores de pesquisa” -> remova todos os motores de pesquisa excepto o Google -> clique em ok -> feche o Chrome.
  • Mozilla Firefox -> clique em “Firefox” -> “Ajuda” -> “Informação de resolução de problemas” -> “Repor o Firefox” -> “Concluir”. Em seguida, aceda a “Ferramentas” -> “Definições” e certifique-se de que elimina todos os motores de pesquisa e páginas de início indesejados.

Se o problema persistir, por favor submeta os relatórios de sistema necessários:

  • 1 – Transfira a ferramenta GetSystemInfo.exe clicando aqui.
  • 2 – Execute o GetSystemInfo.exe e clique em Aceitar.
  • 3 – Clique no botão verde com o simbolo de Play. O processo pode demorar até 10 minutos, e a barra de progresso pode permanecer abaixo de 10% durante a maior parte desse tempo.
  • 4 – O resultado do processo será um relatório GetSystemInfo, sendo este guardado no seu ambiente de trabalho. Ele vai consistir no seguinte arquivo * .zip: • GetSystemInfo_PC_Name_Username_Date_Time.zip
  • 5 – Por favor envie-nos esse arquivo em anexo como resposta a este email.

Se necessário, existe um guia detalhado que demonstra como utilizar a ferramenta GetSystemInfo.